Rotina do bebê: 18 meses a dois anos

rotinabebe1

Bom dia!

 

Hoje quero falar de um assunto muito discutido na maternidade: a rotina do bebê. Nós mamães sabemos a importância da rotina na vida do bebê; sem ela a vida no lar tende a virar um caos e o bebê acaba ficando confuso, sem ter hora pra comer, dormir e brincar. Ter horários estabelecidos acalma o bebê ja que ele pode prever o que vai acontecer, e para nós mamães fica mais fácil programar as tarefas do dia-a-dia. Quero dividir com vocês a rotina do Noah que coloco em prática desde que ele tinha 18 meses e procuro balancear as refeições, sono e brincadeiras.

 

6-7 da manhã: Esse é o horário que o Noah acorda. Ele dorme em um berço no seu próprio quarto. Logo que acorda ele toma leite e vai brincar.

8 horas: Essa é a hora do café da manhã para mim, o Noah e o Leonardo ( meu filho mais velho). Meu marido sai cedo para trabalhar e toma café antes.

8:30-11: Período da brincadeira! Pode ser um passeio no parque, uma aula de música ou “playdate” com os amiguinhos. Em torno das 10 horas sirvo um lanchinho.

11-11:30: Almoço. Noah ainda come no cadeirão e mesmo morando em NY acostumei-o com comida brasileira 🙂 Meu filho mais velho almoça na escola.

Meio dia: O Noah tira uma soneca por dia desde os 15 meses, antes ele tirava uma soneca pela manhã e outra na parte da tarde. Criei a rotina da soneca há mais de um ano, é de grande importância para o bom humor dele pois permite que descanse e recupere as energias para enfrentar o resto do dia.

14-15 horas: Após duas ou três horas dormindo o Noah acorda e come o lanchinho da tarde: frutas, pão ou iogurte.

15-17 horas: Momento de ir no parquinho ou brincar com o irmão.

17 horas: Jantar. O horário do jantar costuma ser um pouco mais flexível porque depende da atividade feita à tarde. Como o Noah dorme cedo é o primeiro a ser servido.

18 horas: Hora do banho! O Noah adora tomar banho de banheira e procuro dar banho nos dois filhos ao mesmo tempo para facilitar. Após o banho ele toma a mamadeira da noite. Meu marido chega em casa nesse horário e brinca com os meninos.

19:30 – “night night time”, hora de dormir! Como eu já falei, a rotina do sono é muito importante e ajuda os bebês a aprenderem dormir sozinhos. Desde que meus filhos tinham 6 meses impus o seguinte hábito ( em viagens também!): pijama, livros e berço. Com as luzes baixinhas troco o pijama do Noah, lemos alguns livros, ele pega o coelhinho que dorme com ele e vai para o berço. Repetir o mesmo ritual todos os dias dá uma sensação de segurança para a criança e gera menos briga na hora de dormir ( o meu filho mais velho segue essa rotina até hoje!)

 

Essa é a rotina que costumo seguir e vem dando certo. Adaptações são sempre importantes, afinal nossos bebês estão mudando todos os dias, surgem doenças, viagens e imprevistos. É claro que existem dias que não seguimos tudo à risca, e nos finais de semana somos mais flexíveis. Não existe fórmula mágica e nem rotina perfeita, o segredo é observar o seu filho e estabelecer horários que funcionem para a família toda.

 

Gostaram da rotina do Noah? Como é a rotina na sua família?

 

Beijos!

 

 

 

glambymoni

Hi, I'm Monica Hill. I'm a fashion blogger- turned- mompreneur who loves to help women be a #bossbabe on Instagram!

Comments

  1. Tacy Andre June 3, 2015 at 9:55 am
    Responder

    Oi Moni, bom dia linda! Super amei saber um pouquinho sobre a rotina do seu pequeno, aqui em casa não temos uma rotina tão fixa como essa, mas nós nos entendemos super bem, e isso já ajuda bastante. Um super beijo e muito sucesso.

    • glambymoni June 3, 2015 at 9:57 am
      Responder

      Oi Tacy! Realmente creio que no Brasil a rotina é mais flexível, o importante é funcionar para cada família 🙂 Obrigada pelo carinho! Beijos

  2. Mikelane July 18, 2017 at 1:22 am
    Responder

    Gostaria de uma dica de rotina que possa implantar mesmo trabalhando fora. Bj

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

GRAB MY E-GUIDE

5 tips that took me from 0-40K followers in less than a year!

You have Successfully Subscribed!